Friday, October 23, 2009

Estado de São Paulo, se prepara para o Encontro Anual de Poetas Del Mundo


Pela primeira vez, o estado de São Paulo, se prepara para reunir Poetas Del mundo, que vão se encontrar em um dos mais nobres espaços culturais, do País.

Tendo como Embaixadora para o Brasil e Sub-Secretária para as Américas dos Poetas del Mundo, a advogada *Delasnieve Daspet na linha de frente, o encontro anual dos integrantes do Movimento Poetas Del Mundo, tornou-se evento tradicional no Brasil, e se dá em todos os estados brasileiros, há quatro anos, sendo praticado nos 119 (cento e dezenove) Países associados ao Movimento.

Chegando de Santiago do Chile, o evento paulista, contará com a presença de *Luis Arias Manzo, premiadíssimo poeta, escritor e Fundador do Movimento Poetas Del Mundo, onde falará, entre tantos, sobre as atividades da entidade no mundo.

Outra figura de destaque internacional, é a apresentadora de televisão Lusophonie TV, Produtora, jornalista e apresentadora do programa ALÔ, BRASIL! na Rádio Francesa Arc en Ciel de Orléans, *Diva Pavesi. A brasileira, que no movimento poetas Del mundo é embaixadora na França, se apresentará tratando do tema: O ano da França no Brasil.

Muito além de um encontro, reunindo importantes nomes da poesia e da literatura, que integram o Movimento Poetas Del Mundo, o evento tem intuito de promover ações que possam despertar a atenção do mercado editorial, buscando deste, respostas que vão desde “o saber porque” da poesia não representar um produto comercial interessante, até os bastidores da mídia, que pouco se interessam em divulgar poetas e poesias.


Organizado pela jornalista, e Cônsul dos Poetas Del Mundo da Cidade de São Paulo, *Elizabeth Misciasci e secundada pelo Cônsul Vila Brasilândia *Hiago Rodrigues Reis de Queirós, o evento conta ainda com as presenças em debates, de literatos, jornalistas, editores e educadores, como: - Paulo Ferraz, José Faria Nunes, Silas Correa Leite, Rosani Abou Adal, Rodrigo Capella, Ricardo Almeida, Miguel Rúbio (Miguelzinho da Vila) e Valdeck de Jesus entre outros grandes nomes.

Durante o evento, haverá o lançamento do livro Poesistas, que é uma comunidade poética criada pelo poeta e co-produtor do evento, Hiago Rodrigues Reis de Queiros, para reunir aqueles bons poetas que, ou publicam seus textos avulsos na internet e em sites de autopublicão, ou não se adaptaram à época web e têm suas obras só no papel marcado pela velha máquina de escrever.

Numa mistura de poesia, dança, música, debates e palestras, o evento acontece na Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura Av. Paulista, 37 - Bela Vista-SP dia 21 de novembro 2009 das 14:00 as 21:00h.
Fones: (11) 3285-6986 / 3288-9447

O que é o Movimento Poetas Del Mundo?

É sobretudo, o encontro dos povos pela palavra e com a palavra de poetas do mundo, que unidos num mesmo propósito, buscam através da arte poética, clamar e proclamar em defesa da humanidade e da vida no planeta.

O movimento nasceu em 2005, em Santiago, Chile, pelas mãos do escritor e poeta Luis Arias Manzo com o propósito maior de agregar esforços e talentos na inquietude do trabalho contínuo, para a Paz e pela Paz mundial.

Presente hoje em (cento e dezenove) 119 Países, o movimento conta com embaixadores nos países membros, cônsules nos estados e municípios e associados, que somam mais de seis mil integrantes. Seu manifesto universal é um vigoroso apelo em favor da vida e pela união entre os povos.

*Luis Arias Manzo: Destacado poeta Chileno, e grande difusor da poesia a nível Mundial, fundou em 2005, um dos mais importantes Movimentos, O Poetas Del Mundo.

Voltado completamente aos problemas que afligem as nações, Arias é sempre um olhar firme e cuidadoso que propõe de forma solidária e humana, mudanças nos contextos cruéis que assolam a humanidade, através da arte escrita, que transcende o lirismo de seus versos.

Grande artista e célebre ativista, que comunga da dor de muitos, e absorvendo as feridas do mundo, segue derramando as lágrimas da alma, na incansável peregrinação em busca da paz.

Sua historia de vida impressiona, onde a riqueza do conteúdo que brotou das experiências marcantes pelos tempos de exílio, vai tornando uma simples conversa, em uma fascinante viagem pelo tempo, ou uma aula à parte, se a atenção desviar o percurso, mas, sempre regado a uma generosa dose de cultura.

Aos 17 (dezessete anos) saiu do Chile, rumo a França, onde permaneceu por 12 (doze anos) exilado, entre o período de 1973 a 1991, quando então regressou ao Chile e em Santiago, instalou a la Librería Apostrophes, uma livraria especializada na difusão e venda de livros em Francês, no centro da Cidade.

Autor de vários livros, e premiadíssimo em diversos Países, Luis Arias Manzo, faz dos seus dias e do novo ou velho tempo, uma luta incansável na busca incessante da Justiça, da solidariedade, da igualdade, e acima de tudo da Paz.

Um homem que carrega dolorosas, profundas e eternas cicatrizes que lhe foram tatuadas pela brutalidade da vida, e que trilhou por caminhos intransitáveis, poderia ser mais um, a despejar por sobre a terra seu sofrimento, no entanto, a voz calma, o sorriso que revela a simpatia e a humildade de quem é do bem, esboçado no semblante sereno, poderia ser o retrato falado, deste Embaixador da Paz!

*Delasnieve Daspet: é figura importante no cenário brasileiro, seja pela Literatura, pelo Direito ou pelo ativismo em causas sociais.
Ela é marco de uma nova era, onde competência, seriedade, determinação, ética, talento e benevolência, são alguns dos ingredientes que a diferencia; razão pela qual, trilha uma carreira brilhante numa vida plena de Sucessos.
Exerce a profissão de advogada em Campo Grande (MS), participando ativamente de diversas e importantes comissões, como: Comissão de Direitos Humanos da OAB/MS, Conselheira Estadual e Municipal de Assistência Social, também, Conselheira Estadual e Municipal de Cultura; em Campo Grande/MS, desenvolve um grande projeto em âmbito nacional e internacional no que tange a ressocialização de apenados.
Embaixadora para o Brasil e Sub-Secretária para as Américas do Movimento poetas Del Mundo, e Embaixadora Universal da Paz no âmbito do Círculo Universal dos Embaixadores da Paz, (Cercle Universel Des Ambassadeurs De La Paix - Suisse/France) Daspet, é profissional nas áreas dos direitos humanos, direitos sociais, solidariedade, meio ambiente, pela dignidade do homem, atuando com ações voltadas para a promoção de uma cultura de paz - em prol do homem e da humanidade - sempre com e pela poesia, sendo indubitavelmente, um referencial a ser seguido.

*Diva Pavesi: É Produtora Cultural e Curadora na Europa, onde se mantém em efetiva atuação ha mais de 22 anos. Presidente da ONG Cultural Franco Brasileiro DIVINE PRODUCTIONS INTERNACIONAL, que esta completando catorze anos dedicados à promoção do Brasil nas Artes e Cultura, promovendo personagens dessas áreas, bem como defendendo e promovendo as Artes e Cultura Francesa no Brasil. DIVINE PRODUCTIONS tem a missão de defender e difundir as artes, cultura e turismo do Brasil na França e Europa, bem como realizar atividades culturais em prol de uma missão de solidariedade às crianças carentes do Brasil e da África. Embaixadora Universal da Paz no âmbito do Círculo Universal dos Embaixadores da Paz, (Cercle Universel Des Ambassadeurs De La Paix - Suisse/France). Brasileira nascida em São Paulo-SP é naturalizada Francesa, vive na Europa há 21 anos. Jornalista colaboradora do Jornal da Académie des Arts Sciences et Lettres, Paris. DIRETORA E FUNDADORA DE JORNAIS E REVISTAS *Diretora e Jornalista fundadora dos Jornais: “PALOP” Portugal/ France 1992, entre tantos. Representa a REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras e é Delegada da Académie Arts Sciences Lettres, coroada pela Academia Francesa. Recebeu em 2003 e 2004, pela Académie Arts Sciences Lettres, a Medalha de Vermeil e de Ouro pelos relevantes serviços prestados à Cultura.

*Elizabeth Misciasci: Jornalista, humanista, pesquisadora, escritora, poetisa, crítica literária, jurada de diversos concursos de literatura, membro ativo de grupos culturais e intelectos, voltados ás áreas de educação, arteterapia, reabilitação, inserção social e literatura. Fundadora do projeto zaP! no qual, hoje é Presidente, faz um trabalho voluntário nos Presídios Femininos, com as reeducandas e fora destes, com as egressas, que visa entre muitos, a não reincidência e a reinserção social, sendo uma das precursoras dos concursos literários nos cárceres. Elizabeth Misciasci, que foi Produtora da Maurício de Souza produções, assinando a co-produção da trilha sonora do Filme Os Trapalhões no Rabo do Cometa, tem músicas de sua autoria interpretadas por vários cantores de sucesso, assinou o remake das "Memórias do Seu Nenê", a Lenda Viva do Samba brasileiro. Mantenedora de importantes veículos de comunicação, editando a Revista zaP e sendo também, mais uma Embaixadora Universal da Paz no âmbito do Círculo Universal dos Embaixadores da Paz, (Cercle Universel Des Ambassadeurs De La Paix - Suisse/France).

* Hiago Rodrigues Reis de Queirós: Com vinte anos de idade, o Poeta que nasceu em São Paulo, no bairro da Lapa, começou a surpreender a todos, desde os primeiros passos de sua alfabetização, pois se demonstrava dedicado às leituras consideradas difíceis, para um menino de cinco anos.
Em 2003, começou a publicar tanto poesia, (111 Prosas que versam … e às vezes rimam) quanto romances (Uma Carta Para João, OS TRÊS ERROS). Após a publicação de Hotel da Miséria Humana, em 2006, elaborou um escrito que denomina Manifesto Realtragista, que reafirmava um fazer literário baseado na tragédia. Em 2007 montou duas primeiras peças teatrais, Imprigma e O Baú do Escritor, e no fim desse mesmo ano, publicou o romance As Cinzas da Fênix, e seu quinto livro de poesia: 115 Prosas Que Versam … e às vezes rimam.
Em 2008 lança Olhares Em Eclipse, Silêncio Interno e Acerto de Contas. Em 2009, publica os livros, Versando Sem a Lua, Depoimentos da Solidão, e em inglês: Poetry In Essence e Suicide Philosophies. O jovem Poeta, Hiago Rodrigues Reis de Queirós Cônsul para a Vila Brasilândia do Movimento Poetas Del Mundo, e sócio da União Brasileira de Escritores é sem dúvida alguma, um escritor da nova Literatura Brasileira, que se mostra no vértice de um triângulo entre o erudito e o popular, dos quais usa de todos os recursos e de toda a literatura anteriormente composta para expor uma nova literatura, (...) renovada onde introduz a erudição ao simples de maneira cômica, também simplificando e até "zombando" do simples, com a erudição exagerada.


*

Site oficial do Movimento Poetas Del Mundo:
http://www.poetasdelmundo.com/

Manifesto na íntegra em Português, pode ser acessado:
http://www.eunanet.net/beth/poetas_del_mundo_manifesto.php


Serviço
Encontro Anual dos Poetas Del Mundo do Estado de São Paulo

Data: 21 de novembro (sábado)
Horário: 14 horas
Local: Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Avenida Paulista, 37 - Bela Vista-SP -
Fones: (11) 3285-6986 / 3288-9447

Informações para a imprensa
Solicitação de entrevistas, programação e mais informações, podem ser solicitadas através do e-mail:
poetasdelmundosp@globo.com
Elizabeth Misciasci
Assessoria de Imprensa Poetas Del Mundo Estado de São Paulo
55 (XX) 11 9677.9428 e 55 (XX) 11 6461 1907

No comments:

Você já leu Memorial do Inferno, de Valdeck Almeida de Jesus?

Followers

About Me

My photo

VALDECK ALMEIDA DE JESUS nasceu em Jequié, Bahia, em 1966. Jornalista, trabalha, atualmente, como funcionário público, editor de livros e palestrante. Publicou os livros Memorial do Inferno: a saga da família Almeida no Jardim do Éden, Feitiço contra o feiticeiro, Valdeck é Prosa e Vanise é Poesia, 30 Anos de Poesia, Heartache Poems, dentre outros. Participa de mais de 30 antologias. É organizador e patrocinador do Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia, desde 2005. Expõe seus textos no site www.galinhapulando.com

Contato com o autor: poeta.baiano@gmail.com

Minhas Músicas


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com