Tuesday, August 20, 2013

NASCE A UNIÃO BAIANA DE ESCRITORES EM SALVADOR


Neste sábado, 17 de agosto, foi realizada reunião da diretoria da União Baiana de Escritores, também UBE/BA, que será empossada durante o III ENEBI - Encontro de Escritores Baianos Independentes, em outubro, a diretoria se reuniu na Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, em Salvador, das 10 às 12h30min horas, quando foi discutidas ações, desde o trabalho de marketing na busca pela matéria prima, que é o associado/escritor; e o empenho na divulgação da imagem da nova entidade através dos seus impressos e projetos em realização, até a conclusão da nova diretoria e suas atribuições, dentre tantos outros temas. Sendo que o foco foi o escritor, o livro e aUBE/BA.

A entidade aparece como uma surpresa, o que se leva a apostar na real possibilidade de dissolução do Núcleo da União Brasileira de Escritores, que é ligada a UBE/SP, os associados não estavam satisfeitos, escritores reclamavam que a parceria não angariava vantagem para os escritores baianos, de maneira que isso já era algo projetado, conversado e amadurecido, na verdade os escritores só esperavam à hora certa, de maneira que foi estudada uma forma de trabalhar usufruindo de uma maior liberdade, mais independência, uma entidade mais aberta com o associado e mais próxima também.

A diretoria terá mandato biênio e terá a seguinte composição:
Presidente: jornalista, escritor e editor Roberto Leal
Vice - presidente: jornalista, professor e escritor Carlos Souza
Secretária: Jornalista e escritora Cymar Gaivota
Diretora de Administração e Finanças: Secretária Delci Silva Souza
Diretor Geral: jornalista e escritor Valdeck Almeida
Diretor de Marketing e Propaganda: poeta e publicitário Jorge Carrano
Diretor de Projetos: poeta e professor Marcelo de Oliveira Souza.
Membros Correspondentes: escritores Alberto Peixoto (Feira de Santana) e Araken Vaz Galvão( Valença).


A UBE/BA, como deve se chamar na sigla, já vem dialogando com a Diretoria do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon, sinalizando a participação na programação da Bienal Internacional do Livro e no III ENEBI - Encontro de Escritores Baianos Independentes. Como também a diretoria já cogita sentar para estudar uma parceria com a Fundação Gregório de Mattos também, buscando fortalecer os projetos e abrir debates que facilitem a vida literária dos escritores, principalmente aqueles “cognominados” de independentes. Os projetos já existentes realizados pela entidade como o “Papo de Escritor”, terá um novo formato e como sempre será aberto aos associados; os Seminários continuaram a ser realizados, como também novas parcerias deverão ser firmadas, principalmente com editores, já confirmada nessa lista a Editora Òmnira; a entidade editará mensalmente o jornal “Página 2”, onde o associado poderá publicar seu trabalho e participar das atividades da sua entidade de classe, além de um site que no momento já se encontra em construção e estará a serviço da informação literária. Mais informações:uniaobaianadeescritores@yahoo.com.br ou (71) 8688-8096 / 9722-6805.


Texto: Roberto Leal 
Fonte: ASCOM/Fundação Òmnira

No comments:

Você já leu Memorial do Inferno, de Valdeck Almeida de Jesus?

Followers

About Me

My photo

VALDECK ALMEIDA DE JESUS nasceu em Jequié, Bahia, em 1966. Jornalista, trabalha, atualmente, como funcionário público, editor de livros e palestrante. Publicou os livros Memorial do Inferno: a saga da família Almeida no Jardim do Éden, Feitiço contra o feiticeiro, Valdeck é Prosa e Vanise é Poesia, 30 Anos de Poesia, Heartache Poems, dentre outros. Participa de mais de 30 antologias. É organizador e patrocinador do Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia, desde 2005. Expõe seus textos no site www.galinhapulando.com

Contato com o autor: poeta.baiano@gmail.com

Minhas Músicas


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com