Wednesday, February 26, 2014

XII Parlamento Nacional de Escritores da Colômbia abre inscrições





Nesta edição os homenageados são Julio Cortázar, Nicanor Parra, Marvel Luz Moreno Abello, Antonio Botero Palácio, Antonio Mora Vélez e o centenário da narrativa “Platero y Yo”.

O encontro de escritores acontece em Cartagena das Índias, de 13 a 16 de agosto de 2014, apresenta uma série de homenageados importantes, e inclui a celebração do centenário de “Platero y Yo”, centenário de nascimento do argentino Julio Cortázar, cem anos do poeta chileno Nicanor Parra, uma homenagem à escritora colombiana Marvel Luz Moreno Abello, e o reconhecimento internacional dos escritores Antonio Mora Vélez e Antonio Botero Palácio. Haverá, ainda, lançamentos de livros e leituras de contos e poemas.

Previamente ao Parlamento, serão realizadas Assembleias Preparatórias em algumas cidades da Colômbia, entre elas Magangué, Barranquilla e Montería, organizadas pelos Coordenadores locais, regionais e nacionais dirigidas especialmente a motivar a docentes, estudantes e intelectuais para que participem deste evento, conheçam e leiam literatura, especialmente aos escritores de sua região, tal como propõe o Ministério de Educação Nacional da Colômbia

Fundada em 2003 como um projeto emblemático da Associação de Escritores da Costa presidido pelo narrador Joce G. G. Daniels, o Parlamento, cujo nome original era Parlamento de Escritores e Intelectuais do Caribe, teve um rápido crescimento na aceitação e qualidade dos participantes, na medida em que se tornou um autêntico evento acadêmico literário de Cartagena com a mais alta qualidade e maior projeção, não só no Caribe colombiano, mas dentro e fora do país.
 
A presidência do encontro é honorária e cada Parlamento elege um presidente que instala o encontro e, juntamente com o presidente da Associação de Escritores preside conferências, palestras, debates e outros eventos paralelos ao evento. O XII Parlamento é presidido pelos poetas Gustavo Tatis Guerra, de Cartagena, e Fernando Cely Herran, de Bogotá.

O Parlamento de Escritores Colombianos, que este ano tem como destaque ser o Primeiro Encontro Iberoamericano, é a reunião anual dos escritores no qual se discute e analizam problemas da sociedade e, naturalmente, dos escritores, especialmente daqueles que vivem sob governos que censuram e amordaçam suas opiniões. Além disso, o parlamento propõe soluções e alternativas de literatura contra o descrédito gradual da ideologia e da política.

INSCRIÇÕES – Estão abertas de 14 de fevereiro a 30 de maio de 2014, para quem deseje assistir aos debates ou apresentar trabalhos, declamar ou ler poemas. Podem participar colombianos e estrangeiros. O regulamento da organização é participativo e democrático, com respeito aos direitos humanos e não discrimina com base em idade, sexo, nacionalidade, ideologia ou outra condição. O formulário de inscrição deve ser enviado completamente preenchido e assinado, e indicar um tema para apresentação: Platero y Yo, Julio Cortázar, Nicanor Parra, Marvel Luz Moreno Abello, Antonio Botero Palácio ou Antonio Mora Vélez. O trabalho deve obedecer às seguintes regras: pesquisa de qualidade, ineditismo, originalidade, inovação e ter entre 1500 a 2400 palavras.

Maiores informações no blog

Formulário de inscrições: prensaparlamentoescritores@gmail.com


No comments:

Você já leu Memorial do Inferno, de Valdeck Almeida de Jesus?

Followers

About Me

My photo

VALDECK ALMEIDA DE JESUS nasceu em Jequié, Bahia, em 1966. Jornalista, trabalha, atualmente, como funcionário público, editor de livros e palestrante. Publicou os livros Memorial do Inferno: a saga da família Almeida no Jardim do Éden, Feitiço contra o feiticeiro, Valdeck é Prosa e Vanise é Poesia, 30 Anos de Poesia, Heartache Poems, dentre outros. Participa de mais de 30 antologias. É organizador e patrocinador do Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia, desde 2005. Expõe seus textos no site www.galinhapulando.com

Contato com o autor: poeta.baiano@gmail.com

Minhas Músicas


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com