Tuesday, June 03, 2014

Sarau da Paz tem segunda edição com muita poesia




Promovido pelo Espaço Avançar, acontece dia 11 de junho de 2014, a partir das 16 horas, na Escola Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no bairro da Paz, em Salvador-BA, o esperado Sarau da Paz, com música, teatro, dança e recital poético com Valdeck Almeida de Jesus, Varenka de Fátima Araújo e convidados.

Para Valdeck Almeida, o evento é uma porta para se conhecer a arte dos moradores do bairro. Confira declaração: “Conheci hoje uma das fronteiras desta cidade desigual. Salvador é loteada, esfacelada, murada por todos os lados. A má distribuição da renda nacional se reflete aqui de forma violenta. Enquanto prédios de trinta, quarenta andares brilham ao nascer do sol, bairros inteiros são apartados, escondidos pelos espigões. E com avenidas que mais parecem rios envenenados, como definiu Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá quando de sua visita à capital baiana, a cidade mais parece uma teia de aranha com becos, vielas, ruas apertadas, e muito abandono.

O Bairro da Paz é um exemplo desse abandono. Nascido de movimentos de invasão, a região é a cara de outras partes da capital, onde as pessoas vivem em bairros-dormitórios, viajando, literalmente, todos os dias, para trabalhar e estudar no centro e em outras localidades de Salvador. Mas o bairro não se deixa isolar. Tem uma vida própria, com um comércio movimentado, igrejas de todas as denominações, moto-táxi, restaurantes, supermercados, farmácias, barzinhos e todo tipo de estabelecimento comercial. Possui linhas de ônibus, mesmo precárias e um povo trabalhador, lutador no dia a dia desigual desta cidade desigual. 

Apesar da desigualdade que se nota sem fazer esforço, o bairro vive e sobrevive como uma cidade dentro da cidade. Aliás, parece mesmo um outro lugar, uma outra realidade. Caminhar pelas ruas ainda é possível, sem o barulho de trânsito e sem a pressa da região central de Salvador, que parece caminhar sempre rumo ao esmo, com rapidez e sem olhar para os lados. No Bairro da Paz, ao contrário, o tempo dá para tudo, ainda bem. E tem muita arte ali.

Arte e educação, pessoas do lugar e de fora, que se juntam, se irmanam, em um trabalho belíssimo, como é o exemplo do Espaço Avançar, onde se pode ler livros de autores consagrados e novatos, tem oficina de música e de teatro, tem orientação religiosa e educacional, tem poesia nas gavetas, mentes e bocas da juventude.

Que tal participar do mais novo espaço poético de Salvador? Não passe a 80km por hora na Paralela sem diminuir a marcha e conhecer o Bairro da Paz e o Sarau da Paz, que breve gritará poemas para os céus de Salvador...”

Serviço
O quê: Sarau da Paz
Quando: 11 de junho de 2014, a partir das 16 horas
Onde: Escola Estadual Mestre Paulo dos Anjos
Endereço: Rua da Resistência, S/N - Bairro da Paz, Salvador-BA, 41515-230
(71) 3367-8951
Informações: Leila Ferreira – (71) 8888-7018

Fonte:



No comments:

Você já leu Memorial do Inferno, de Valdeck Almeida de Jesus?

Followers

Minhas Músicas


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com