Wednesday, July 23, 2014

AUTORES BAIANOS PROMOVEM EVENTO EM HOMENAGEM AO DIA NACIONAL DO ESCRITOR

Morgana Gazel

 No dia 25 de julho – Dia Nacional do Escritor – às 19 horas, os escritores Carlos Ribeiro, da Academia de Letras da Bahia; Nadja Nunes, presidente do Conselho editorial da Editora da Universidade do Estado da Bahia-EDUNEB e Morgana Gazel, da União Brasileira de Escritores – UBE participam do seminário “O Poder de Transformação da Literatura”, que será realizado na livraria Saraiva do Salvador Shopping. O evento, que homenageia os artistas da palavra pelo seu dia, será mediado pelo jornalista Carlos Souza Yeshua. Ao final da mesa-redonda Morgana autografa a 3º edição do livro Enseada do Segredo.

A finalidade do encontro é mostrar como a leitura de gêneros literários, a exemplo de romances, poemas e contos são capazes de provocar nos leitores mudanças inimagináveis. “A leitura é um ‘santo remédio’, sobretudo para curar os males da alma. E pensando nesta premissa que queremos apresentar a leitura a partir de novas perspectivas”, explica Carlos Souza, o mediador da mesa.  Este tema “O Poder de Transformação da Literatura”, que já foi apresentado em outros espaços, nasceu a partir de diálogos entre Carlos Souza, o escritor Mayrant Gallo e a psicóloga Morgana Gazel, que utiliza a indicação de leitura como forma de aliviar traumas e dores de pacientes que buscam melhor qualidade de vida e entendimento do mundo em sua volta e de si mesmo. 

Em sua fala, a escritora vai mostrar porque é tão eficaz a autotransformação através da literatura. “Nos últimos dez anos de minha atuação como psicóloga clínica, observei que realmente algumas histórias fictícias produzem efeitos positivos na conduta humana. E descobri o método que é necessário para que de fato haja estes efeitos”.  Em seu trabalho, a psicóloga costuma utilizar os contos de fada e populares, onde os dramas humanos são representados simbolicamente. Já os romances, ela aproveita apenas aqueles que tratam dos dramas humanos de forma honesta e aprofundada.

Dia Nacional do Escritor - O dia 25 de julho é um dia dedicado a homenagear o escritor brasileiro. O surgimento da data se deu a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores - UBE, do Rio de Janeiro a que os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente.
Palestrantes – Carlos Ribeiro é jornalista, ficcionista e doutor em literatura pela Universidade Federal da Bahia, é autor dos livros: Já vai Longe o Tempo das Baleias, O Homem e o Labirinto, O Chamado da Noite, O Visitante Noturno, Caçador de Ventos e Melancolias: um estudo da lírica nas crônicas de Rubem Braga, Abismo, Lunaris, À luz das narrativas: escritos sobre obras e autores e Contos de sexta-feira, dentre outros. É membro da Academia de Letras da Bahia e professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB/Cachoeira.

Morgana Gazel - É psicóloga e escritora. Após vários anos de prática como psicóloga, percebendo que era a literatura que verdadeiramente a atraía, começou a se dedicar diligentemente à escrita de romances e, em horas vagas, de poemas e contos. Em seus textos retrata os dramas humanos considerando a subjetividade inserida no meio familiar, social e cultural.  Publicou o romance, Enseada do Segredo, já na 3º edição e Liberdade Negada. É membro da Rede de Escritoras Brasileira - REBRA da e da União Brasileira de Escritores - UBE.

Nadja Nunes é Mestre em Educação, Especialista em Direito Constitucional da Criança e do Adolescente, em Currículo e Metodologia do Ensino Superior. Graduada em Letras Vernáculas e Pedagogia. Como professora universitária, verticalizou o seu conhecimento nas áreas de aquisição da linguagem, leitura, formação de leitores e produção científica. Entre seus livros estão: A menina que tinha medo de vento, publicado em 2010 pelo selo Contexto & Arte, A menina do dente mole também publicado no mesmo selo em 2011 e tem sido adotado em consultórios de odontopediatras no Brasil, além das bibliotecas escolares. Em 2012 publicou Isa Isa Isabela pela DELUXIII Criações Editoriais.
Carlos Souza Yeshua/Morgana Gazel
Serviço:
O que: Seminário O Poder de Transformação da Literatura – Dia Nacional o Escritor
Onde: Livraria Saraiva do Salvador Shopping – Av. Tancredo Neves, 2915 – Caminho das Árvores.
Quando: Dia 25 de julho (sexta-feira), às 19h.
Entrada: Gratuita

Informações: (71) 8122-7231 

Fonte: Blog de Cymar Gaivota

No comments:

Você já leu Memorial do Inferno, de Valdeck Almeida de Jesus?

Followers

Minhas Músicas


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com