Friday, October 23, 2009

NOS IDOS DE 68

Edição rememorativa do quadragésimo aniversário do ano bissexto em que os jovens se tornaram sujeitos da História e quase mudaram a trajetória do mundo.

MAZZA
edições
Retornando aos anos sessenta com a bagagem do estudioso de História e do adulto que analisa a trajetória do rapaz, Luiz Lyrio procura refazer o quadro da época, relatando uma história real em que seus heróis são pessoas cheias de convicções, dúvidas e conflitos internos. Sobre ele e seu mais importante trabalho, assim se manifestaram alguns críticos literários:

“(...) Descrito na primeira pessoa, NOS IDOS DE 68 fala de uma época em que os donos do poder ostentavam estrelas nos ombros, torturando e assassinando (...) pessoas que queriam apenas ver este país com mais liberdade e menos miséria humana. E, enquanto era manchada a dignidade das almas brasileiras, poetas vislumbravam nas estrelas do céu que dias melhores estavam por vir. Luiz Lyrio, com sua sensibilidade, era um desses poetas(...)”. – ROGÉRIO SALGADO – Poeta e escritor.

“(...) Luiz Lyrio, professor de História, tem como característica o ter estado inserido na recente História Brasileira. (...) Suas experiências pessoais são narradas com surpreendente fluxo verbal para expor a memória retrógrada, a mediata e a imediata, todas de forma intrínseca, misturadas à própria memória do país (...)”. – CLEVANE PESSOA – Escritora e poeta.

“(...) A grande vantagem de relatos como o de Luiz Lyrio é a possibilidade das gerações mais novas conhecerem, de fato, o que aconteceu ali. Nenhum compêndio histórico, filme ou livro didático subistuem a força da experiência. Quem viveu 68 – o ano que nos aquece – e sua sina sabe disso. E quem não viveu está prestes a descobrir um novo mundo (...)”. _ ALÉCIO CUNHA - Jornalista, poeta e crítico literário, repórter da Editoria de Cultura do Jornal HOJE EM DIA de Belo Horizonte – MG

“Que crônica deliciosa, emocionante, bem humorada, sincera. Obrigado pela oportunidade de reler 68 com teus olhos e conhecer um escritor que, pelo anunciado, nos trará uma boa prosa de ficção”. SÉRGIO FANTINI – Poeta e contista.

Lyrio, Luiz. NOS IDOS DE 68. 104 páginas. Mazza Edições, 2008 será lançado em São Paulo durante a 5ª Semana do Escritor de Sorocaba, no dia 23 de julho, às 16h, na Rua Brigadeiro Tobias 73 - Centro – Sorocaba.

Sobre o autor:
Professor e escritor, Luiz Paulo L. de Araújo (Luiz Lyrio) é natural de Belo Horizonte. Formado em História pela UFMG, publicou os livros GRÊMIO LIVRE: UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA (1998), NOS IDOS DE 68 (2004), MARCAS DE BATOM (2OO4) e ABDUÇÃO (2007). Em 2006, teve seu conto “PARA QUE CAMINHAR?” classificado em 6o lugar para publicação em livro no CONCURSO LITERÁRIO FLIPORTO – 2006 (Porto de Galinhas (PE)). Em 2007, teve seu conto CORPO FECHADO selecionado no VI Prêmio Literário Livraria Asabeça (São Paulo – SP) para publicação em antologia e ganhou Menção Honrosa no 5º CONCURSO LITERÁRIO GUEMANISSE DE CONTOS E POESIAS. Em 2008, a Mazza Edições lançou uma nova edição de NOS IDOS DE 68. Embaixador Universal da Paz (pelo Cercle Universel de Les Embassadeurs de la Paix -Genebra, Suiça), Lyrio é membro de Poetas Del Mundo, representante do Movimento ABRACE em Aracaju, Membro Correspondente da Academia Cachoeirense de Letras e Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO).

1 comment:

Luiz Lyrio said...

Obrigado pela divulgação. No dia 14de novembro, estarei participando de um evanto em Salvador. Um abraço,
Luiz Lyrio

Você já leu Memorial do Inferno, de Valdeck Almeida de Jesus?

Followers

Minhas Músicas


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com