Thursday, November 05, 2009

O Muro de Berlim

O Leste Europeu

O muro de Berlim
O Muro de berlim
O MURO DE BERLIM
o muro de berlim

Foi construído no meu peito
Hoje estou dividido
Entre o amor do Norte
E o Amor do Sul
Amor Oriental (ou emocional)
Amor Ocidental (ou racional)
Amor acidental (ou...)
Amor Fatal (ou trivial)
Sou um duelo entre eu e eu
Estou ansioso
aguardando você
para dar a primeira martelada
Neste muro indestrutível.
UESB, 04 de junho de 1991, às 19:30 horas.

Esta foi a forma que encontrei para falar da guerra fria, ou seja, da divisão do mundo entre americanos e russos, capitalistas e comunistas, que só serviu para aumentar ainda mais a distância entre ricos e pobres e fomentar o ódio, a discriminação e o preconceito.

Felizmente o mundo sempre dá voltas, e estamos agora, em 2009, com uma nova configuração política, em que os Estados Unidos perdem força e outros países conseguem respirar e impor uma nova forma de pensar e de agir.

A intolerância, a ganância, a transformação das pessoas em máquinas de fazer dinheiro, tem destruído lares, sociedades inteiras. Eu luto, diuturnamente, contra as etiquetas, as marcas que nos “ferra” feito bois, e a favor da divisão da renda mundial. Enquanto poucos países desfrutam de modernismos, África e outros continentes amargam a fome e a miséria, a falta de investimento em educação e saúde, por exemplo. Cada pessoa precisa ‘acordar’ para esta realidade. Ou mudamos a forma de tratar os seres humanos, ou todos sucumbiremos à violência!

No comments:

Você já leu Memorial do Inferno, de Valdeck Almeida de Jesus?

Followers

About Me

My photo

VALDECK ALMEIDA DE JESUS nasceu em Jequié, Bahia, em 1966. Jornalista, trabalha, atualmente, como funcionário público, editor de livros e palestrante. Publicou os livros Memorial do Inferno: a saga da família Almeida no Jardim do Éden, Feitiço contra o feiticeiro, Valdeck é Prosa e Vanise é Poesia, 30 Anos de Poesia, Heartache Poems, dentre outros. Participa de mais de 30 antologias. É organizador e patrocinador do Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia, desde 2005. Expõe seus textos no site www.galinhapulando.com

Contato com o autor: poeta.baiano@gmail.com

Minhas Músicas


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com