Tuesday, December 21, 2010

Caculé brilha na Noite Cultural

Antonio Santana, Leandro Flores, Valdeck Almeida e Renata Rimet

A festa literária foi organizada por Leandro Flores, com a participação dos artistas da palavra Valdeck Almeida de Jesus, Antonio Santana, Renata Rimet, entre outros, o evento marcou o lançamento do site oficial do escritor Leandro Flores: http://www.leandroflores.com.br/, bem como exposição de livros dos autores participantes e relançamento de “Carta ao Presidente” e “Poesia e Contos para todos os Cantos”.
.
Os poetas falaram sobre experiências e expectativas em relação à cultura e à literatura, sob os olhares e ouvidos atentos da sociedade local. O ambiente, um lavajato ecológico que à noite se transforma na Passarela Caculé, abrigou gente bonita que curtiu drinques, petiscos e muito papo descontraído. A atenção era para tudo o que foi apresentado pela radialista Elisângela Alves. Estiveram presentes, também, artistas locais, políticos, representantes sociais e profissionais da educação da cidade de Caculé. A parte musical ficou por conta do show com a cantora Milta Cecília.
.
Um dos momentos mais marcantes da noite foi o recital de poesia, no qual pessoas como Gardênia Alves, da rádio Atalaia FM, o Poeta Caculeense Carlos Souza (o Carlinhos), Eder Fernandes, filho da professora Ana Maria, recitaram poemas do escritor Leandro Flores. Para o homenageado da noite, Leandro Flores, que também foi aplaudido pelo seu aniversário, o fomento cultural em um país em que quase não se valoriza a cultura é um desafio para qualquer artista. “Porém, o objetivo principal foi alcançado, que foi fazer acontecer um encontro entre artistas locais e de outras cidades”, ressaltou Leandro Flores.
.
Os mais de 1500km que a dupla Renata Rimet e Valdeck Almeida de Jesus percorreram foram recompensados. A paisagem, geografia e as cidades visitadas estão presentes em quase 800 fotos. O roteiro foi: Salvador, Feira de Santana, Santo Estêvão, Jequié, Manoel Vitorino, Poções, Planalto, Vitória da Conquista, Anagé, Caraíbas, Brumado, Ibiassucê e Caculé. A viagem de ida sempre parece mais longa, mas se percebe, na volta, que, apesar de a mala do carro vir abarrotada de requeijão e iguarias compradas à beira da estrada, além das centenas de fotos, a sensação de quem volta de uma viagem cultural é de saudade e de que deixou alguma coisa para trás.
.
Agora, com os caminhos abertos, o retorno é certo. Já existem planos de um novo evento em 2011. Talvez seja necessário alugar uma Kombi para levar tanta gente interessada, mas que tenha um lugares sobrando para quem quiser fazer o roteiro inverso. Nunca se sabe, né? Afinal, de encontro de poetas pode nascer e tudo.
.
Fonte:
.

No comments:

Você já leu Memorial do Inferno, de Valdeck Almeida de Jesus?

Followers

About Me

My photo

VALDECK ALMEIDA DE JESUS nasceu em Jequié, Bahia, em 1966. Jornalista, trabalha, atualmente, como funcionário público, editor de livros e palestrante. Publicou os livros Memorial do Inferno: a saga da família Almeida no Jardim do Éden, Feitiço contra o feiticeiro, Valdeck é Prosa e Vanise é Poesia, 30 Anos de Poesia, Heartache Poems, dentre outros. Participa de mais de 30 antologias. É organizador e patrocinador do Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia, desde 2005. Expõe seus textos no site www.galinhapulando.com

Contato com o autor: poeta.baiano@gmail.com

Minhas Músicas


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com