Friday, August 22, 2014

Fábio Haendel lança CD musical em parceria com escritores




O lançamento do CD "Nuvens" será no dia 13 de setembro, às 20h, no Teatro do Goethe Institut - ICBA, com participações especiais dos escritores Kátia Borges, Nílson Galvão, Mariana Paiva e da cantora Illy Gouveia

Não é comum que se escreva um release na primeira pessoa. Mas tomei, sem cerimônia, a liberdade. Tive a oportunidade de conviver com Fábio Haendel e percebi que ele é ser humano privilegiado pelo fato de ter a arte como salvadora dos dias em qualquer tempo e espaço. Não é à toa que Haendel é visivelmente inquieto. Possui radares e antenas magnetizadas que emitem informações em cadernetas espiral baratas.

Vejo o homem que alcança lugar próprio, levado pelos pincéis e lápis com o que desenha quadrinhos em movimentos cada vez mais crescentes pela prática de ilustrar livros. E aponto também o trovador urbano que cospe quadras, versos, repentes, emboladas. Bardo, rápido no gatilho do pensamento. Alinhava o poema na canção pra enfrentar tantos desafios: os de hoje e os de outrora. Assim vai limpando a dor de alma, entende a sina e se reinventa aprendiz do mundo pela arte.

Para tanto é preciso coragem, homem. Como se pode perceber no segundo CD de Fábio Haendel, "Nuvens", que tem a direção artística de Thiago Romero com co-direção de Georgenes Isaac e a produção musical de Braulio Passos. A produtora Lígia Benigno assina a coordenação geral.

Fábio (voz, violão e gaita) apresenta um trabalho medido e pensado a partir do número de faixas: são oito canções divididas em autoria e participações. Entre apostar na liquidez da sonoridade fácil ou marcar território próprio, ele opta pelo caminho árduo da geografia do mercado fonográfico, arriscando a chance de imprimir a verdade do artista cancioneiro. Acompanhado pelos músicos da banda base, Estevam Dantas (piano), Pedro Dantas (bateria), Henrique Duarte (baixo), João Trevisani (guitarra) e Saulo Tupinambá (percussão), e participações de Willyto Haendel (baixo acústico), Mário Soares (violino), Ivan Sacerdote (clarineta), Fabrício Dalla Vecchia (trombone), Gil Mário Santos (trompete) e Willy Haendel (violão clássico e bandolim), "Nuvens" chega pra fazer dançar, pensar, celebrar a novidade e não faz mal a ninguém.

Nuvens - Histórias das faixas
"Nuvens" (Fábio Haendel) - é faixa inicial, uma balada  que já anima e manda verbo: "aquele que mesmo vendado ver o real e segue o sonho de um doido marginal; estava escrito na testa, mas você não entendeu; diante do espelho viu o contrário do que leu".
"Cada Cabeça"  (Fábio Haendel) - é um mundo onde cabe todos e esta criação. " De grão em grão escrevo uma canção; cada cabeça é um mundo de sentimentos profundos; então use sua imaginação".

"Curta Metragem" (Nílson Galvão e Fábio Haendel) - com o poeta e jornalista Nílson Galvão é batida de trilha sonora para western latino com metais de Ivan Sacerdote (clarineta), Fabrício Dalla Vecchia (trombone) e Gil Mário Santos (trompete). Nem todo mundo se vende por um punhado de dólares. "O abre alas de histórias ínfimas, eis o filme, sangue do filme, eis o dia, na vida de ninguém,  sua saga pela cidade, singrando a manhã, riscando na pedra de manhã, essa história qualquer de uma luz, eis o homem".

"Vestir despir" (Fábio Haendel) - é outra balada pra tocar no rádio e a gente cantar no carro, mas também enquanto escolhe o figurino do dia ou da noite. "Vestir ou se despir o importante é saber por onde ir; cada um tem seu ponto de vista; se vista de acordo com que você acredita; o diferente é o louco e o normal é o igual na sociedade das aparências".

"Sábios Blues" (Nílson Galvão e Fábio Haendel) - também na companhia do poeta Nílson Galvão - quem toca violão e gaita tem presença de blues no gingado e na alma e o poema de Galvão não é raso. "Daremos um jeito, durante o mergulho, de sermos banais como todos os seres que somem na areia, na areia sem dono sem deus, sem razão, sem fazer do desejo essa cruz".

"Poemas Sonhados" (Mariana Paiva e Fábio Haendel) - parceria com a escritora e jornalista Mariana Paiva. Divide vocais com a cantora Illy Gouveia. Uma balada country em nome do pai e do filho para o encontro do bandolim e gaita dos Haendel  (Willy é criador e Fábio é cria) - "sonhei com poemas que preferi não despertar para escrever; desculpe pelas palavras rudes que machucaram, eram uma tentativa desastrada de encostar em você; e agora que está provado que eu te machuco e que você me machuca, que nós dois, ainda existimos mesmo".

"Beleza moça" (Kátia Borges e Fábio Haendel) - é um poema musicado da escritora e jornalista Kátia Borges. Vai soar como provocação para quem prefere se plastificar à envelhecer dignamente. Os versos lembram à moça, que beleza "é barco que parte" e adverte, "não tente atracar a sua num cais de botox". E a poesia é também o som do violino do músico Mário Soares, do bandolim de Willy Haendel e do baixo de  Willyto Haendel.

"Morro do submundo" (Fábio Haendel) - é rock n' roll com o privilégio de solos de gaita e piano, além dos sopros do trio Ivan Sacerdote (clarineta), Fabrício Dalla Vecchia (trombone) e Gil Mário Santos (trompete). "Vai subindo o morro do submundo, vai sumindo as cartas dos donos do mundo e eu já cansei desse assunto de procurar os pedaços perdidos no fundo... Subindo de escada ou de morro tem sempre alguém pedindo socorro... É melhor morar no mato com jacaré do que ser um pato com ratoeira no pé". Tá ligado?

FICHA TÉCNICA
Composições, voz, violão e gaita: Fábio Haendel
Músicos:
Baixo- Henrique Duarte
Guitarra- João Trevisani
Vioão e bandolim- Willy Haendel
Piano- Estevam Dantas
Bateria- Pedro Dantas
Percussão- Saulo Tácio
Produção Musical: Bráulio Passos
Cantora convidada: Illy Gouveia
Direção artística: Thiago Romero
Co-direção: Georgenes Isaac
Iluminação: Luiz Guimarães
Poesias: Mariana Paiva, Kátia Borges e Nilson Galvão
Preparação vocal: Marcelo Jardim
Programação Visual: Vika Lima
Vídeos: Paulo Bittencout
Textos: Maristela Sena
Coordenação de Produção: Lígia Benigno

SERVIÇO:
O QUÊ: Lançamento do CD "Nuvens" de Fábio Haendel
QUANDO: 13 de setembro, sábado, 20h
ONDE: Teatro do Goethe Institut- ICBA - Corredor da Vitória, Salvador-BA
QUANTO: R$20,00 (inteira+CD)
CONTATO: Lígia Benigno (71)3018-6062/9272-0745 (tim)

No comments:

Você já leu Memorial do Inferno, de Valdeck Almeida de Jesus?

Followers

Minhas Músicas


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com